[Sei que esse assunto não tem nada a ver com esse blog, mas, antes de ser aspirante em cabeleirices, sou veterinária, e acho que a minha função como tal é orientar as pessoas, para que escolham o melhor cãozinho, os que mais se adaptam a sua família.]
Minha opinião sobre a venda de animais? Eu sou contra a venda de animais. Acho que todos deveriam adotar seus animais, já que sofrem tanto nas ruas e em abrigos. Maaas, eu sou MUITO mais contra quem abandona animais! E um dos principais motivos de abandono é a pessoa comprar uma raça sem saber escolhe-la, sem saber nada a respeito dela, apenas porque achou "bonitinho" na loja. E isso acontece muito, já é triste ver um animal sendo tratado como mercadoria, me deixa mais triste ainda saber que a pessoa não escolheu o animal certo e agora vai se livrar dele.
Um caso clássico: Chow-Chow: Lindo, peludinho, com a lingua roxa, coisamaislindadavida! As pessoas sempre esquecem de 2 detalhes: 1- eles são temperamentais, sendo alguns BRAVOS mesmo. 2- ficam grandes!
Outro caso: Pitt Bull: Eu sou suspeita para falar da raça. Posso até falar melhor em outro post, mas resumindo: Eu AMO pitt bull. Só que não é indicado para quem tem outros cães, gatos e crianças. Motivo: O Pitt Bull é um cachorro de rinha, ou seja, algum babaca desenvolveu a raça para brigar com outros cães. Eles hostilizam então tudo que fica no rumo dos olhos deles: crianças, cães e gatos. Quem fez a burrice? Algum humano cretino que pensa que genética canina é brinquedinho. Quem insiste na burrice? Maus donos de pitt bulls.
Sinceramente? É uma das melhores raças que eu conheço. ADORO!
*Comprando seu cão:
-Tenha em mente o temperamento/tamanho que você quer. Leia sobre as raças antes de ir a loja e NÃO vá pelas aparências. Não confie muito em vendedores, eles precisam vender e vão te empurrar qualquer filhote. Principalmente os mais caros e os que não vendem.
-Saiba se você quer um cão pequeno/médio/grande, com pelo curto ou pelo longo. Os peludinhos são liiindos e fofinhos, mas isso é sinônimo de pelos nas roupas, nos móveis e muito gasto com banhos semanais e cuidados pro pelo. Prepare o bolso pra torrar no banho e tosa!
-O sexo: fêmeas costumam ser muito mais mansas, então geralmente para guarda, é ideal um macho. Para ficar dentro de casa, saiba que dificilmente seu macho vai aprender a fazer a caquinha dele ali no lugar que você escolheu. Provavelmente vai ser no sofá, seu travesseiro...
-De companhia/guarda: Tem raças que são de companhia. A grande maioria dessas populares são de companhia. O cachorro, portanto, não vai tomar conta da sua casa. Seu golden retriever, por mais que seja grande, vai fazer festa pro ladrão. E outra coisa: Não compre um filhotinho peludinho e carente e deixe-o sozinho em casa o dia todo, ele vai sofrer com isso. Cachorro é ser vivo, não brinquedo. Compre um shi-tzu de pelúcia se você não pode dar atenção para o seu. E também compre um de pelúcia invés de jogar ele no quintal e nem olhar pra cara do animal, não soltar ele nunca e na melhor das hipóteses, dar comida. Seu cachorro não cometeu nenhum crime pra viver trancafiado. Um cachorro que não ve pessoas, tende a ficar bravo e morder, porque ele não conhece seres humanos e não sabe viver com eles. Como eu sempre digo: Ataques de cães, sempre é culpa de algum humano.
-Inteligente/bobão: Não adianta, você pode ficar a sua vida toda tentando adestrar seu pinsher, seu poodle, que ele não vai aprender nenhum truque. Seu lindo yorkshire não vai rolar, desista.
*Cães inteligentes: Os retrievers, e o mais inteligente deles: Border Collie (aquele cão que decorou tipo, 60 nomes de brinquedos.)
*Cães "lobos": Os huskies são lindos. Mas eles são extremamente primitivos, o que significa uivos, buracos no seu quintal enterrando/procurando coisas enterradas. Aprenda a conviver com isso.
*Importante: A idade canina não se calcula necessariamente 1 ano nosso para 7 deles. É assim: Um cachorro de raça pequena se torna adulta mais cedo (agora você descobriu porque um pinsher é sempre ranzinza!), mas um cachorro, quanto maior a raça, mais cedo morre: Portanto: Fila, Dog Alemão, Mastim Napolitano entre outros gigantes, não vão viver muito mais que 9 anos. Lembre-se disso ao comprar um são bernardo ou um bernese pro seu filho!
1- Border Collie: Tamanho médio, parece um vira-latinha, né? Mas é mega inteligente e custa pelo menos uns R$1.300 (com pedigree)
3- Golden Retriever: Ai, alguém me dá um? São inteligentes, bonzinhos, fofos, a melhor raça na minha opinião. Tirando que é grande, solta MUITO pelo e são gulosos pra caramba.
4- Filhotinho de Chow Chow. Poderiam ficar nesse tamanho, são lindos.
5- Filhote de Shitzu: Bolinha de pelos fofos! Dos pequenos peludinhos, é a raça mais tranquila e a que late menos. Maltezes também são mais calminhos (comparado a lhasa-apso e yorkshire, OMG!)
Dúvidas, sugestões de alguns detalhes que podem ter faltado (era muuuita coisa!) perguntem!
Ps. adote animais, mas mesmo que vc o compre, trate ele como ele merece. Os animais merecem uma vida digna, pois só eles só atacam para se defender, tem o olhar sincero, e é seu amigo mesmo que você seja um mendigo e não tenha NADA a oferecer.
=~
terça-feira, 16 de junho de 2009
Raças de Cães - Qual Escolher?
Marcadores:
border collie,
chow chow,
golden,
pitt bull,
qual cão escolher,
raças cães,
shi tzu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Obrigado, você me ajudou muito. Mas eu vou escolher um cão (macho) de duas raças: cão e Água português com rafeiro. De que acha? Mande resposta para meu e-mail: tope_carvalho@hotmail.com
Fico agradecido.
moro em apartamento e quero muito uma compania fofa dessas coisinhas lindas..
queria uma raca q fica bem pquenininho e bonitinho como se fosse sempre filhote..rsrsrsrs...
q raca devo procurar???
Sandylara_10@hotmail.com
como é o shu-tzu
"Não adianta, você pode ficar a sua vida toda tentando adestrar seu pinsher, seu poodle, que ele não vai aprender nenhum truque." Tenho de discordar da afirmação errada sobre o Poodle, que foi escolhido o segundo cão mais inteligente do mundo, sendo que o Golden Retriever ficou em apenas 4º lugar. Poodle são cães inteligentes, bons para pessoas alérgicas (não solta pêlos) e fiéis. Não vejo o motivo de tamanho preconceito para animais tão bons assim; só porque a sua fama é de que seja um cachorrinho de madame? Pelo contrário!
Sugiro uma mudança no seu contexto neste post.
Obrigada, Scarlet
Oi, eu amo os caes, os gatos, todos os animais...e adoro o chow-chow, vc poderia me dizer que tamanho fica um adulto?
eu tenho um bace ele fica grandede mais??
we are sou happy^^
Sinceramente acho uma judiação comprarmos cachorros de raça enquanto há tantos abandonados por aí,muitas vezes em canis são encontrados cachorros de raça como dalamatas, poodles e labradores. Geralmente todo cão envolvido sofre, a mãe vira uma fabrica de filhotes e é obrigada a ter ninhadas uma atráz da outra, os bebês são tirados de sua mães muito cedo. Sem contar que alguma raças tem problemas genéticos muito graves!! (Desculpe o comentário negativo mas é que eu amo animais e não suporto essas judiações DESCULPE MESMO)
Postar um comentário