terça-feira, 16 de junho de 2009

Raças de Cães - Qual Escolher?

[Sei que esse assunto não tem nada a ver com esse blog, mas, antes de ser aspirante em cabeleirices, sou veterinária, e acho que a minha função como tal é orientar as pessoas, para que escolham o melhor cãozinho, os que mais se adaptam a sua família.]

Minha opinião sobre a venda de animais? Eu sou contra a venda de animais. Acho que todos deveriam adotar seus animais, já que sofrem tanto nas ruas e em abrigos. Maaas, eu sou MUITO mais contra quem abandona animais! E um dos principais motivos de abandono é a pessoa comprar uma raça sem saber escolhe-la, sem saber nada a respeito dela, apenas porque achou "bonitinho" na loja. E isso acontece muito, já é triste ver um animal sendo tratado como mercadoria, me deixa mais triste ainda saber que a pessoa não escolheu o animal certo e agora vai se livrar dele.

Um caso clássico: Chow-Chow: Lindo, peludinho, com a lingua roxa, coisamaislindadavida! As pessoas sempre esquecem de 2 detalhes: 1- eles são temperamentais, sendo alguns BRAVOS mesmo. 2- ficam grandes!

Outro caso: Pitt Bull: Eu sou suspeita para falar da raça. Posso até falar melhor em outro post, mas resumindo: Eu AMO pitt bull. Só que não é indicado para quem tem outros cães, gatos e crianças. Motivo: O Pitt Bull é um cachorro de rinha, ou seja, algum babaca desenvolveu a raça para brigar com outros cães. Eles hostilizam então tudo que fica no rumo dos olhos deles: crianças, cães e gatos. Quem fez a burrice? Algum humano cretino que pensa que genética canina é brinquedinho. Quem insiste na burrice? Maus donos de pitt bulls.
Sinceramente? É uma das melhores raças que eu conheço. ADORO!

*Comprando seu cão:
-Tenha em mente o temperamento/tamanho que você quer. Leia sobre as raças antes de ir a loja e NÃO vá pelas aparências. Não confie muito em vendedores, eles precisam vender e vão te empurrar qualquer filhote. Principalmente os mais caros e os que não vendem.
-Saiba se você quer um cão pequeno/médio/grande, com pelo curto ou pelo longo. Os peludinhos são liiindos e fofinhos, mas isso é sinônimo de pelos nas roupas, nos móveis e muito gasto com banhos semanais e cuidados pro pelo. Prepare o bolso pra torrar no banho e tosa!
-O sexo: fêmeas costumam ser muito mais mansas, então geralmente para guarda, é ideal um macho. Para ficar dentro de casa, saiba que dificilmente seu macho vai aprender a fazer a caquinha dele ali no lugar que você escolheu. Provavelmente vai ser no sofá, seu travesseiro...
-De companhia/guarda: Tem raças que são de companhia. A grande maioria dessas populares são de companhia. O cachorro, portanto, não vai tomar conta da sua casa. Seu golden retriever, por mais que seja grande, vai fazer festa pro ladrão. E outra coisa: Não compre um filhotinho peludinho e carente e deixe-o sozinho em casa o dia todo, ele vai sofrer com isso. Cachorro é ser vivo, não brinquedo. Compre um shi-tzu de pelúcia se você não pode dar atenção para o seu. E também compre um de pelúcia invés de jogar ele no quintal e nem olhar pra cara do animal, não soltar ele nunca e na melhor das hipóteses, dar comida. Seu cachorro não cometeu nenhum crime pra viver trancafiado. Um cachorro que não ve pessoas, tende a ficar bravo e morder, porque ele não conhece seres humanos e não sabe viver com eles. Como eu sempre digo: Ataques de cães, sempre é culpa de algum humano.
-Inteligente/bobão: Não adianta, você pode ficar a sua vida toda tentando adestrar seu pinsher, seu poodle, que ele não vai aprender nenhum truque. Seu lindo yorkshire não vai rolar, desista.

*Cães inteligentes: Os retrievers, e o mais inteligente deles: Border Collie (aquele cão que decorou tipo, 60 nomes de brinquedos.)

*Cães "lobos": Os huskies são lindos. Mas eles são extremamente primitivos, o que significa uivos, buracos no seu quintal enterrando/procurando coisas enterradas. Aprenda a conviver com isso.

*Importante: A idade canina não se calcula necessariamente 1 ano nosso para 7 deles. É assim: Um cachorro de raça pequena se torna adulta mais cedo (agora você descobriu porque um pinsher é sempre ranzinza!), mas um cachorro, quanto maior a raça, mais cedo morre: Portanto: Fila, Dog Alemão, Mastim Napolitano entre outros gigantes, não vão viver muito mais que 9 anos. Lembre-se disso ao comprar um são bernardo ou um bernese pro seu filho!


1- Border Collie: Tamanho médio, parece um vira-latinha, né? Mas é mega inteligente e custa pelo menos uns R$1.300 (com pedigree)




3- Golden Retriever: Ai, alguém me dá um? São inteligentes, bonzinhos, fofos, a melhor raça na minha opinião. Tirando que é grande, solta MUITO pelo e são gulosos pra caramba.

4- Filhotinho de Chow Chow. Poderiam ficar nesse tamanho, são lindos.
5- Filhote de Shitzu: Bolinha de pelos fofos! Dos pequenos peludinhos, é a raça mais tranquila e a que late menos. Maltezes também são mais calminhos (comparado a lhasa-apso e yorkshire, OMG!)

Dúvidas, sugestões de alguns detalhes que podem ter faltado (era muuuita coisa!) perguntem!
Ps. adote animais, mas mesmo que vc o compre, trate ele como ele merece. Os animais merecem uma vida digna, pois só eles só atacam para se defender, tem o olhar sincero, e é seu amigo mesmo que você seja um mendigo e não tenha NADA a oferecer.
=~

9 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado, você me ajudou muito. Mas eu vou escolher um cão (macho) de duas raças: cão e Água português com rafeiro. De que acha? Mande resposta para meu e-mail: tope_carvalho@hotmail.com

Fico agradecido.

˙·٠•● ●•٠Sandy ˙·٠•● ●•٠· disse...

moro em apartamento e quero muito uma compania fofa dessas coisinhas lindas..
queria uma raca q fica bem pquenininho e bonitinho como se fosse sempre filhote..rsrsrsrs...
q raca devo procurar???
Sandylara_10@hotmail.com

Pregador Luo e Alex Emissario disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

como é o shu-tzu

Scarlet G. Viana disse...

"Não adianta, você pode ficar a sua vida toda tentando adestrar seu pinsher, seu poodle, que ele não vai aprender nenhum truque." Tenho de discordar da afirmação errada sobre o Poodle, que foi escolhido o segundo cão mais inteligente do mundo, sendo que o Golden Retriever ficou em apenas 4º lugar. Poodle são cães inteligentes, bons para pessoas alérgicas (não solta pêlos) e fiéis. Não vejo o motivo de tamanho preconceito para animais tão bons assim; só porque a sua fama é de que seja um cachorrinho de madame? Pelo contrário!

Sugiro uma mudança no seu contexto neste post.

Obrigada, Scarlet

Anônimo disse...

Oi, eu amo os caes, os gatos, todos os animais...e adoro o chow-chow, vc poderia me dizer que tamanho fica um adulto?

lg disse...

eu tenho um bace ele fica grandede mais??

Anônimo disse...

we are sou happy^^

Anônimo disse...

Sinceramente acho uma judiação comprarmos cachorros de raça enquanto há tantos abandonados por aí,muitas vezes em canis são encontrados cachorros de raça como dalamatas, poodles e labradores. Geralmente todo cão envolvido sofre, a mãe vira uma fabrica de filhotes e é obrigada a ter ninhadas uma atráz da outra, os bebês são tirados de sua mães muito cedo. Sem contar que alguma raças tem problemas genéticos muito graves!! (Desculpe o comentário negativo mas é que eu amo animais e não suporto essas judiações DESCULPE MESMO)