sábado, 17 de janeiro de 2009

Descoloração

Bom, vamos começar pelo começo.
Para tingir, da maioria das cores, é necessário uma descoloração prévia, e esta não é lá um bixo de 7 cabeças como muitos pensam. Tem muito cabelo descolorido que é saudável e muito bonito, mas requer cuidados.

IMPORTANTE: Tintas fantasia (coloridas) e anilina NÃO PEGAM em cabelo não-descolorido!

A descoloração consiste basicamente em retirar a pigmentação do cabelo, pra que outra cor fixe, ou simplesmente pode ser uma alternativa para pessoas que querem ficar loiras ou com cabelo mais claro. Hoje em dia os descolorantes são menos prejudiciais ao cabelo, e podem, sim, substituir a tinta loira.

Bom, vamos lá:

Materiais:

- Recipiente não metálico
- Pincel
- Água Oxigenada de preferência vol. 30 (evitem a 40, estraga mais e eu não vejo um efeito muito melhor com ela)
- Descolorante rápido
- Luvas

Procedimento:

- Coloque a Ox no recipiente, na proporção de 2 pra 1 em relação ao pó descolorante.
- Misture bem, aplique na parte que você deseja descolorir e aguarde no máximo 40 minutos. Mais tempo agride os fios e não faz mais o efeito desejado. Pode ser feito também em 2 etapas: 2 aplicações de 25 minutos cada. Para descolorações mais claras.
- Após o tempo enxague bem, hidratando bastante em seguida.

Dicas: - Faça a descoloração com os cabelos sujos, vai evitar a coceira e a ardência.
- Algumas pessoas colocam queratina junto com o descolorante, eu prefiro passar queratina depois de descolorido.
- Se estiver ardendo muito, e o couro cabeludo estiver formando feridas, enxague imediatamente. Algumas pessoas tem mais sensibilidade, mas ela pode diminuir caso o cabelo esteja mais oleoso e evitar um pouco aplicar no couro.
- NÃO APLIQUE SE O COURO CABELUDO ESTIVER FERIDO!

*Em algumas pessoas, os descolorantes não deixam os cabelos totalmente loiros na primeira descoloração. Isso varia da tonalidade do cabelo e da facilidade em descolori-los, além da marca dos produtos.

*Na minha opinião, nem sempre as marcas mais caras são as melhores. Varia muito da "prefência do seu cabelo", e isso você só descobre com o tempo. Deixo a minha dica da ox e o pó da Amend, gosto muito.

NÃO FAÇA DESCOLORAÇÕES SE O SEU CABELO ESTIVER ELÁSTICO, QUEBRADIÇO DEMAIS E EXTREMAMENTE RESSECADO!

Hidrate-o antes para que ele não fique ainda pior!

*
Cabelos pretos e tingidos de preto podem sim ser descoloridos, mas o cuidado é redobrado e o número de descolorações necessárias pode ser ainda maior.

6 comentários:

Unknown disse...

Esse tutorial ficou ótimo, muito bem explicadinho, não tem como fazer errado!
vai ajudar muita gente!

beijão ;***

π disse...

aie, que orgulhos da Raquel **

Anônimo disse...

Realmente ficou tudo explicadnho e nao dar pra errar mesmo!!
ravo e bjs.
Cassia Schmid

meriele disse...

olá....fiz uma descoloraçao em cabelo preto com tintura....demorou uma tarde toda e o cabelo ficou laranja. Depois tivemos q hidratar com queratina e mas uma vez descoloraçao até chegar no tom ideal e depois colorimos com 12.1 pra preencher o fio e ele naum quebrar mais do q tah...o cabelo ficou super ressecado e quebradiço. Agora tamo fazendo reposiçao de massa com o sos repair.... e graças a Deus tah melhorando...
amei seu blog...bjs

Yuri disse...

OI tdb? eu to a fim de pinta o cabelo de preto e escoloris as pontas"1 dedo" na franja e pintar com anilina de azul isso vai "destruir" meu kbelo???


OBS: sou menino ushauhsahusauhsa

Anônimo disse...

Vc conhece um produto que é removedor de colaração? Chama-se DEKAP COLOR. É muito bom! Remove pigmentos (coloração, tinturas) do cabelo. ATT: Não é descolorante! É compatível com todas as químicas e não tem amônia. Perfect!